Anne Elliot, Jane Bennet, Elinor Dashwood, Jane Fairfax, Mary Crawford, Harriet Smith, Charlotte Lucas, Mary Bennet, Lydia Bennet, Margaret Dashwood, Catherine Morland, Caroline Bingley, Georgiana Darcy, Catherine Bennet...
Deixo os perfis de algumas (perdoem, mas será da wikipédia e de textos pegos na net e citados no fim desse post, as partes em oliva são meus comentários):
Anne Elliot — A segunda filha de Sir Walter, com 27 anos e solteira. Ela é inteligente, mas perdeu sua alegria ao romper seu compromisso anterior com Wentworth, persuadida pela mentora Lady Russel. Oito anos depois, ao reencontrá-lo, volta a se apaixonar por ele. [...] Eu acho bem que é um livro sobre mágoas, espera e convenções. Austen apresenta a novela em uma linguagem rebuscada e antiga mas dá a Anne o tom da heroína irrestível: abnegada,generosa e confiante. Wentwort cede a esta personalidade irresistível para dar ao leitor aquele final feliz que ele tanto curte. A própria Anne Elliot é a marca da personalidade feminina Idea: é familiar, mas inteligente, opinativa, mas tradicional, correta, precisa. A perfeita retidão de caráter. Reta e precisa. (alguns falam que é o romance mais bonito da J. Austen, visto que fala de segundas chances na vida. Possivelmente Jane Austen o escreveu baseada em sua irmã Cassandra, que perdeu o noivo quando esse - marinheiro - viajou e adoeceu. Cassandra nunca se casou. Persuasão é como um final feliz que a irmã de Austen nunca teve).
Jane Bennet — É a mais velha das irmãs Bennet. Tem 22 anos quando a história começa, e é considerada a mais bela jovem do local. Seu caráter contrasta com Elizabeth, pois é doce, reservada, sensível, mas não tem muita malícia, prefere ver apenas o lado bom das pessoas. É boa conselheira, além de prudente. (Jane é um doce, sem comentários! Pessoa de alma limpa e boa).
Caroline Bingley — É a irmã esnobe de Charles Bingley. Com intenções de se relacionar com Darcy, ela observa Elizabeth Bennet com muita inveja, e frequentemente dirige sutis ofensas à Elizabeth e sua sociedade.
Mary Bennet — É a mais franca das irmãs Bennet e prefere, ao invés de costura, a leitura; esforça-se para se instruir, mas não tem nem genialidade, nem gosto. No baile em Netherfield, ela embaraça sua família ao cantar muito mal. (cabe aqui MINHA DEFESA DE MARY, ela é um doce, e esforça-se para aprender - ser cult -, acho que tem um orgulho enorme de aprender coisas, mas infelizmente o livro não se foca nela, então acaba não a desenvolvendo. Da minha parte, acho que a Mary consegue tornar-se instruída e nerd. Ah, ela também tem suas próprias opiniões e não faz rodeios... não sei porquê, mas tenho um carinho por ela).
Catherine "Kitty" Bennet — É a 4ª irmã Bennet, tem 17 anos, é teimosa e tão tola quanto sua irmã Lydia, e vive à sombra dela. (quando Lydia se casa e vai viver com o marido, Kitty amadurece e se acalma).
Lydia Bennet — É a mais jovem das irmãs Bennet, tem 15 anos, e é descrita como frívola e teimosa. Socialmente, gosta de flertar com os militares que estão alojados em Meryton. Domina sua irmã Kitty e é defendida, sempre, pela mãe. Após sua fuga e casamento com Wickham, ela não demonstra remorso pelo embaraço que suas ações causaram para a família, mas age como se tivesse feito algo maravilhoso, e como se suas irmãs tivessem inveja de sua situação. (é muuuito determinada, porém gasta todo seu gênio e engenhosidade pensando em namorados).
Jane Fairfax — Uma órfã que só tem uma tia, Miss Bates (uma tagarela de bom coração), e uma avó, Mrs Bates. Ela é bela, inteligente, reservada e elegante, foi bem educada e tem excepcional talento para o canto e o piano. Ela é pobre, e está destinada a ser uma governanta, situação que a amedronta. (é uma personagem que infelizmente não é focada no livro, então acho que essa bio tá falha. Acredito que seu caráter e personalidade rendam "pano para a manga", parece ser uma pessoa do bem, íntegra, muito capaz, talentosa, uma moça bem sucedida apesar de suas condições econômicas/familiares. Não sei porquê, mas tenho uma simpatia danada por ela! As lacunas podem ser facilmente preenchidas e Jane Fairfax certamente se molda a qualquer 'intérprete').
Charlotte Lucas — É a melhor amizade de Elizabeth. É bastante realista, calma, esperta, perceptiva, e lê muito bem as outras pessoas. Me parece uma pessoa muito pé no chão, que não se perde em devaneios de contos de fadas, tanto que se casa com o Sr. Collins mesmo ele sendo um bajulador chatinho (de alguma forma, acho que ela viu algo de bom nele, mas, levando em conta a época e a situação da mulher destinada ao casamento, acho que Charlotte só casou por medo de ficar solitária). Vale frisar que foi a danada quem enlaçou o marido!
Georgiana Darcy — É bem criada e de boas condições econômicas. Muito ligada à família (representada pelo irmão mais velho, o Sr. Darcy). É uma boa moça, tímida, fofa, de boa índole. Quase foi enganada por um cafajeste safadão, mas como contou ao irmão, livrou-se de ser desonrada (vulgo: se ferrar legal). Parece-me alguém bem cabeça, apesar da aparência frágil. É prendada e toca muitíssimo bem piano, além de pintar.
Mary Crawford — É um enigma. É manipuladora, interesseira, e muito esperta. Mas me parece menos nojenta que Caroline Bingley. A verdade é que eu gosto dela. .__.
Harriet Smith — uma jovem amiga de Emma, é bonita, mas um tanto ingênua e não sofisticada; foi educada numa escola das proximidades. Seus pais são desconhecidos, e revela no ultimo capítulo ser filha de um comerciante razoavelmente rico, mas não um cavalheiro. Emma protege e manipula Harriet, tornando-a objeto de muitos de seus erros. Harriet inicialmente rejeita uma proposta de casamento do fazendeiro Robert Martin, pois Emma acredita que ele não está a sua altura. No fim do romance Harriet aventa a possibilidade de um relacionamento com Mr Knightley, fato que acaba revelando a Emma o amor que sente por ele. Posteriormente, Harriet e Mr. Martin se reconciliam, a despeito da interferência de Emma. (é um doce de pessoa, e sempre muito alegre, um pouco influenciável)
Elinor Dashwood — a sensível e reservada filha mais velha de Mr. e Mrs. Henry Dashwood. Ela tem 19 anos no início da história, e está atraída por Edward Ferrars, o cunhado de seu meio-irmão John. Dotada de um senso de responsabilidade para com os familiares e amigos, ela suprime sua emoções, de forma que os outros a acham indiferente, fria de coração. (é responsável, do tipo de pessoa que suporta e cala suas angústias para não alarmar ou incomodar aqueles que ama, é um modelo de doação e paciência. É austera, séria e reservada. Parece ser bem profissional e pé no chão, tanto que chega a ser a conselheira da mãe - que é meio porra-louca/dramática. Não explode, implode. Acho que ela devia ter aprendido que isso só trará cabelos brancos para ela futuramente... Ah, e ela consegue se dar bem com todo mundo, sendo educada e sabendo fazer social mesmo quando não vai com a sua cara. Evita, por tanto, indispor-se com os demais. A série do livro dela é linda xD).
Margaret Dashwood — É uma moleca. Tem personalidade ativa, viva, esperta, bem-humorada, divertida, briguenta, se preciso. Sabe ser marrenta e é bem educada, também não é muito explorada no livro, embora eu a ache muito rica para, quem sabe, ganhar um livro solo. Também tem uma dose de romantismo, mas nada exagerado como sua irmã Marianne.
Catherine Morland — Adora história góticas. Vampiros e afins são, certamente, a praia dela. Catherine viaja nas histórias, sendo meio viajada e querendo ver algo de mistério ou fantástico em situações reais do dia-a-dia. É um pouco "aluada", ingênua, moleca/menininha. uma fofa também.
Fontes:
Anne 1 ;
Os livros da Jane Austen (resumos): Razão e Sensibilidade (1811, fez 200 anos em outubrooooooo!), Orgulho e Preconceito (1813), Mansfield Park (1814), Emma (1815), Northanger Abbey (1818), Persuasão (1818).
Lizzie Bennet
Olá
ResponderExcluirVc se inscreveu no meu blog, em um sorteio.Disse lá, segundo as regras que convidou a Evolet para seguir, por favor, vá nos comentários da inscrição e descreva a foto de perfil que ela usou pra seguir?Pq por esse nome não consigo confirmar, e tb ,por favor, deixe o perfil do facebook de onde vc fez a propaganda da promoção.Desculpe o incomodo, mas são regrinhas simples, porém, preciso confirmar tudo.Obrigada dese já, beijos.
http://vivianeblood.blogspot.com/